Segundatina: Monument Valley 2


Queridos e queridas, vamos a mais uma indicação de joguinho mobile, e desta vez falarei sobre um dos meus favoritos, Monument Valley 2.

Certa vez, no finado Sleopand, postei uma análise de Monument Valley, que foi um dos poucos jogos a me fazer gastar grana mesmo no Android. Quando a continuação foi lançada, era exclusiva para dispositivos com iOS, o que fez com que levasse algum tempo até que minha pessoa pudesse jogar.

Continuação?

Seria correto chamar Monument Valley 2 de continuação? Acredito que muitos tenham feito essa mesma pergunta algumas vezes. Isso porque o primeiro game conta a história de Ida, enquanto o segundo foca em outra personagem, Ro, e sua filha.

Jogabilidade

Para quem não conhece, Monument Valley é um jogo de puzzle, ou, em português, quebra-cabeça. O objetivo do jogador é mexer partes do cenário para que a personagem siga sua jornada até o fim.

Se por um lado Monument Valley 2 não continua a história do primeiro, ao menos dá sequência à jogabilidade que seu antecessor possui. Novamente o jogador se depara com cenários simples à primeira vista, mas que possuem quebra-cabeças relativamente complexos.

A história é contada tela a tela, e o fato de em muitos cenários controlarmos dois personagens ao mesmo tempo acrescenta uma camada leve de dificuldade. A forma como a narrativa interage com os elementos presentes em cada tela é simplesmente única.


Trilha sonora

A música e os efeitos sonoros foram pontos que se destacaram no primeiro game da franquia. Continuam excepcionais no segundo, e combinam muito bem com cada cenário.

Acredito, aliás, que ninguém deveria experimentar Monument Valley, tanto o primeiro quanto o segundo, sem o uso de bons fones de ouvido.

Vale a pena?

Por se tratar de um jogo pago, a pergunta é válida. O game custa R$ 16,90 na App Store e R$ 15,99 na Google Play. Pelo preço você recebe uma experiência bacana e, aproximadamente, 1h30 de gameplay. O preço é mais do que justo, em minha sincera opinião.

Comentários