PUBG Mobile Lite: o Battle Royale que roda até em Moto C

Battle Royale é definitivamente o gênero do momento quando se fala de games. Não é de se espantar, portanto, que jogos com essa pegada tenham sido lançados para praticamente todas as plataformas modernas. Demorou, no entanto, até que os principais expoentes dessa febre, Fortnite e PUBG, dessem a devida atenção aos dispositivos móveis, que podem ser muito rentáveis.

Em uma ponta, PUBG e Fortnite tem recursos e visuais bacanudos, o que os coloca bem à frente da concorrência quando se trata de qualidade. Mas ambos perdem para os clones quando se trata de desempenho. Ao menos um deles não perde mais.

Ocorre que em agosto a Tencent, proprietária da Bluehole (desenvolvedora de PUBG) começou um teste fechado para a PUBG Mobile Lite, versão do jogo destinada a dispositivos low end. Enquanto a versão principal do game pesa 1,5 GB, a "enxuta", que entrou em período de testes públicos na última semana, ocupa menos de 300 MB. Obviamente a redução no tamanho vem acompanhada de alguns sacrifícios.

O principal corte está na qualidade gráfica. A versão Lite passou por um enorme downgrade. Por ser destinado a dispositivos com pouco poder de processamento, o "novo jogo" teve cortes no visual e também no número de jogadores por mapa, que caiu de 100 para 40 em cada partida.
Uma alteração interessante na versão Lite é que consigo ganhar o jogo
Apesar de não parecer à primeira vista, o áudio do jogo também teve alguns cortes. O efeito sonoro ao fazer um disparo parece som de lata, mostrando que os desenvolvedores economizaram em tudo mesmo.

Até a publicação deste post também não havia uma loja completa de itens, que deixasse comprar skins com dinheiro real. A loja de suprimentos disponíveis estava aberta apenas para ouro, a moeda corrente do game e ganha em partidas.
Ainda dá pra andar de carro na versão lite
Algumas coisas, no entanto, permanecem intocadas. Apesar do downgrade gráfico, as mecânicas de PUBG estão todas ali, como veículos, as armas, os paraquedas, tudo. Até mesmo o chat de voz ingame permanece intocado.

E todas as alterações feitas deram resultado satisfatório? Podemos dizer que sim. Fiz testes em alguns aparelhos considerados de entrada, como meu Moto E4 e o Moto C de um amigo (com apenas 8GB de memória interna e 1GB de RAM) e o game apresentou desempenho satisfatório e consistente.

Enfim, se você quer aproveitar um Battle Royale no seu smartphone ou tablet modesto, PUBG Mobile Lite é o jogo. Ele pode ser instalado pela Google Play, através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tencent.iglite

Comentários