Pokémon Quest

A empreitada da Nintendo nos dispositivos móveis tem se mostrado cada vez mais lucrativa para a empresa, ao mesmo tempo traz jogos interessantes ao público. A franquia que mais se beneficia disso é, obviamente, Pokémon. Shuffle foi o predecessor dos outros títulos móveis, com GO, Duel, Magikarp Jump e, mais recentemente, Pokémon Quest, o assunto do post de hoje.
Logo do jogo - Imagem: Reprodução
Pokémon Quest foi disponibilizado inicialmente para Nintendo Switch no último dia 30 de maio e disponibilizado nesta quarta-feira (27) para Android e iOS. Encaixado no modelo freemium (ou free-to-start como a Nintendo chama), o game dá ao jogador a missão de explorar a Ilha Tumblecube para encontrar itens valiosos, e conta com os 151 Pokémon da primeira geração.

Em Pokémon Quest você pode fazer missões em forma de exploração, com uma equipe composta por até três Pokémon à sua escolha. Cada missão custa um ponto de energia, e no início você pode acumular apenas cinco pontos - quantidade que pode aumentar com progressão e/ou compras.

Adotando um estilo gráfico bem semelhante ao de Minecraft, Pokémon Quest é um spin-off de ação-aventura no qual você precisa cozinhar para atrair novos Pokémon e continuar sua jornada. Como citado acima, ele é freemium, o que significa que ele é grátis, mas em algum momento você vai se sentir inclinado a gastar - seja comprando itens de decoração ou mesmo pacotes especiais.
Estilo gráfico lembra Minecraft - Imagem: Reprodução
O que considero interessante nos jogos da Nintendo para smartphones e tablets é que eles não são apelativos na questão de investimento, e você pode progredir muitíssimo bem sem gastar um centavo - foi o que eu fiz em Animal Crossing: Pocket Camp, por exemplo, onde consegui um baita acampamento sem precisar desembolsar algo.

Enfim, Pokémon Quest é um jogo que vale a pena ao menos experimentar como forma casual de diversão. Um ponto positivo é que ele não exige conexão constante à internet, o que facilita bastante para quem acaba ficando sem conexão durante certo período de tempo e tem apenas o celular como meio de entretenimento.

Se você se interessou, pode baixar o game na Play Store ou na App Store. Infelizmente, é preciso entender o mínimo de inglês para conseguir jogar, já que Pokémon Quest não tem tradução para português do Brasil.

Links úteis

Como Pokémon Quest saiu antes para Switch, já tem muito material disponível sobre ele. Se você entende de inglês, pode aproveitar alguns dos links a seguir:

Pokémon Quest no reddit - é autoexplicativo, afinal, no reddit tem muita gente disposta a ajudar e sempre surge bom conteúdo.
Guia de receitas e ingredientes - o método de "captura" nesse jogo é através de receitas que podem atrair tipos específicos de Pokémon, então um guia se faz essencial.
Pokémon Quest Companion (Android) - basicamente uma Pokédex para o jogo.
Pokémon Quest Companion (iOS) - o mesmo do link acima, só que para dispositivos Apple.
Guia de Combate - Um guia postado no reddit que pode ajudar bastante no combate durante as explorações.

Comentários