Dica mobile: Vainglory o MOBA perfeito para touch

Hey Guys, Renato aqui, dando sequência no último artigo postado por mim aqui no Multiverso trago essa maravilha Mobile criada pela Super Evil Megacorp (SEMC) como dica de jogo, vou apresentar para vocês como o jogo funciona e trazer algumas informações básicas para quem quer se tornar um player de Vainglory, meu foco nos próximos textos será apresentar para vocês as maravilhas que o mercado de jogos mobile podem nos oferecer e trazer algumas dicas de games que valem seu tempo.

Resultado de imagem para vainglory

Na onda dos MOBAS mobile, que vieram conquistando vários jogares, era totalmente comum ver a utilização de analógicos para movimentação do personagem, isso em jogos como Mobile Legends e  Arena of Valor, dentre tantos outros que tinham essa configuração básica de movimentação e o padronizado 5x5 como modo de jogo principal. Um jogo em especial se destacou, por trabalhar uma mobilidade totalmente diferente e um modo de jogo fora do habitual, esse jogo é Vainglory.

Lançado em novembro de 2014 pela Super Evil Megacorp(SEMC) Vainglory, originalmente um MOBA de modo de jogo 3x3, apresentou uma mobilidade totalmente diferente dentro de jogo, posições variadas e um modo de jogo não tão comumente aplicado em MOBA's.

Mobilidade
Deixando de lado a movimentação através do analógico, como era comum até então, Vainglory trabalha com uma movimentação dentro do jogo inteiramente por touch, desde andar no mapa escolhendo a direção por toque até selecionar o alvo que quer atacar.

Modos de jogo
Até fevereiro deste ano, o modo principal de jogo era o 3x3, o que trazia uma configuração de equipes, mapa e posições diferentes do comum, trabalhando muito bem dentro dessa configuração com a distribuição de objetivos na rota e na selva. Em fevereiro então foi introduzido o modo 5x5 e além desses o jogo traz mais dois modos, um chamado Blitz e outro Batle Royale.

Resultado de imagem para vainglory blitz mode

No Blitz cada jogador escolhe seu campeão e estes iniciam a partida no nível 9 com 6000 de ouro cada, o modo é configurado com o tempo limite de 5 minutos e vence quem tiver mais pontos ao final desta contagem ou quem conseguir 15 pontos primeiro. Cada campeão inimigo eliminado vale 1 ponto e cada objetivo conquistado (torres e os miners na selva) vale 3 pontos .

Resultado de imagem para vainglory battle royale mode

No Batle Royale os campeões são sorteados aleatoriamente entre os jogadores dos dois times, estes começam no nível 4 com 2000 de ouro, ele se passa apenas na lane, os dois times se enfrentam na rota tentando derrotar o outro e a partida só termina com a rendição de uma das equipes ou com a destruição do Cristal Vain(o objetivo principal no jogo. Os dois modos são jogados no mapa 3x3. 

Imagem relacionada

O mapa
O 3x3 traz uma configuração básica, com apenas uma rota no topo do mapa e a selva na parte de baixo, a composição de jogo fazia com que um jogador ficasse controlando a rota para equipe, um controlasse a selva e outro conseguisse transitar dentre essas partes do mapa.

Objetivos
Trabalhando a distribuição de objetivos no modo 3x3 nós temos:
Na rota um total de 5 torres para cada equipe, 3 protegendo a rota base até chegar na base e mais duas, já dentro da base, protegendo o Cristal Vain, o objetivo final, que ao ser destruído encerra a partida.
Na selva, além dos habituais objetivos conquistados pelo caçador, para garantir seu crescimento concedendo ouro, experiência e em certos casos recuperação de vida, temos o grande objetivo, a Kraken, que ao ser derrotada por um time vira leal a ele, saindo da selva, invadindo a rota e destruindo os objetivos que encontra em seu caminho até chegar no Vain inimigo, ressaltando que este ataca somente objetivos.

Resultado de imagem para vainglory carry jungle e capitão simbolos

Posições
Dentro o jogo temos 3 posições, o Carregador(carry), o Caçador e o Capitão
O carry, geralmente com ataques de longo alcance, é o campeão focado na construção de dano, no 3x3 ele é o dono da rota, como demanda um tempo a mais de crescimento e dos itens mais caros para garantir seu dano no final da partida ele fica encarregado de farmar os minions da lane para que tenha seu crescimento.
O caçador ou Jungler, geralmente campeões de ataque corpo a corpo ou variando em campeões com ataque a distância, se encarrega da selva assegurando seu crescimento através do farm dos monstros lá contidos e ajudando no crescimento do carry ao invadir a lane para atacar o carry inimigo, os chamados ganks.
O Capitão, geralmente campeões mais tanques ou de uma utilidade maior, o suporte da equipe é o que transita entre rota e selva, ajudando no necessário para que os dois principais causadores de dano da equipe consigam crescer até o final da partida, além de fazer itens de defesa e de cura para fazer a linha de frente nas batalhas e curar seus aliados quando estiverem sem vida.

Resultado de imagem para vainglory itens wpResultado de imagem para vainglory itens wp
                        tens WP(Weapon Power)                                                                                  Itens CP(Cristal Power)
Tipos de Item
Assim como em outros mobas o jogo é baseado em dois tipos de itens de dano, o que varia de cada campeão e da utilidade de cada um, no Vainglory tenos os itens de Crystal Power(CP) e os itens de Weapon Power(WP)
Os itens CP fortalecem as habilidades dos campeões, fazendo com que suas habilidades causem mais dano, geralmente utilizados para magos ou campeões que tem por costume se basear no uso de habilidades.
Os itens WP fortalecem os ataques básicos dos campeões, sendo utilizados mais entre os campeões de ataque corpo a corpo e entre os atirados a longa distância.

Resultado de imagem para Vainglory 5x5

5x5
Em fevereiro desse ano o Vainglory teve seu modo 5x5 lançado, com a configuração padrão de 3 rotas e a selva espalhada entre as rotas, o lançamento desse modo elevou o nível de jogo, exigindo cada vez mais um maior desenvolvimento dos players. O modo 5x5 detalhado será fruto de outra matéria aqui no multiverso, aguardem.

Em si o jogo é bem trabalhado e cativante, exigindo que o jogador desenvolva suas habilidades como player já que cada partida se inicia com todos o jogadores no nível 1. Cada partida pode levar de 15 a 20 minutos em média e exige que os jogadores sejam verdadeiros estrategistas e que joguem em equipe. 
Vainglory fica sendo então a dica da semana de jogo mobile que vale a pena investir seu tempo, deem uma chance pra ele, vocês não irão se arrepender, agora corram, instalem o Vainglory, divirtam-se e aguardem a próxima dica mobile.

Comentários