Você sabe o significado daquelas letrinhas que ficam nos nomes das ROMs?

Aposto que boa parcela dos jogadores responderia a pergunta do título com um belo e sonoro "Não". Muitas vezes baixamos uma ROM que vem nomeada como "Jogo do Tirulipa 1.1 [o][T+Eng][!].gba" e não fazemos ideia do que essas letras que ficam entre as chaves significam.  Geralmente essas legendas são relacionadas diretamente ao processo de "Dump" da ROM, que é a cópia dos dados do cartucho/CD/DVD/Whatever diretamente para o computador
.
Mas qual dessas ROMs eu baixo?

É uma coisa que inclusive nos deixa em dúvida ao baixar determinada ROM e sempre tem quem se pergunte: "Mas qual eu baixo? Porque a que baixei não rodou?". Eis que trago a solução. Abaixo você confere a listagem das legendas que acompanham as ROMs:

Legendas Padrão:

[a] - Alternate - A rom apresenta mais de uma versão que pode apresentar diferenças.
- Bad Dump - Dump mal sucedido, ROM apresenta problemas.
[Beta #] - É um Dump de uma ROM beta, que está em fase de desenvolvimento, já o # é o número da versão.
[BF] - Bug Fix - A ROM passou poru um fix pós-Dump, ou seja depois que foi Dumpado sofreu alguma programação para corrigir algo.
[c] - Cracked - A placa ou chip que apresenta proteção sofreu alguma alteração para que o Dump fosse possivel. (Seja fisica ou por meio de programação)
[f] - Other Fix - A ROM foi reparada de outro método como uso de patches ou seguindo regras de outra ROM que possui programação ou proteção semelhante.
[h] - Hack - ROM alterada diretamente por reprogramação.
[ o] - OverDump - Uma ROM com overDump significa que os dados adicionais ou extras foi Dumpado, mas que não contribui nada para ser emulado, é uma ROM suja a curto modo. (É como se fosse dados “NULL” que preenchem um Game)
[p] - Pirate - É uma ROM de origem pirata,.
[t] - Trained - ROM já vem com um trainer eimbutido, possibilitando vários cheats.
[T] - Translation - ROM previamente traduzida não oficialmente (Geralmente o T é seguido com a língua traduzida, exemplo: [T+Port] = Tradução para Português)
(Unl) - Unlicensed - Dump de games ou aplicações não licenciadas (Ex: Fun Car Rally do Genesis que não foi licenciado pela Sega)
[ x] - Bad Checksum - Cada ROM possui um numero que indica se todos o bytes de informação estão corretos, se os 2 estão corretos é um Good checksum, mas se forem diferentes acaba resultando em uma Bad Checksum (É um assunto complicado, mas um Bad Checksum não é tão problemático)
ZZZ_ - Unclassified - ROM que não recebeu classificação alguma.
[!] - Verified Good Dump - ROM livre de erros e falhas que prejudicaria sua emulação.
(???k) - ROM Size - É o tamanho da ROM sem compressão EX: (1024k)

Legendas dos Países de Origem da ROM :

Serve para você saber a região original do jogo.

(A) - Australia
© - China
(E) - Europa
(F) - França
(FN) - Finlandia
(G) - Alemanha
(GR) - Grécia
(HK) - Hong Kong
(I) - Italia
(J) - Japão
(K) - Coréia
(NL) - Holanda
(PD) - Dominio Público (Sem fins lucrativos)
(S) - Espanha
(SW) - Suécia
(U) - USA
(UK) - Inglaterra
(Unk) - País Desconhecido

(-) - País Desconhecido

Agora que você conhece as legendas fica mais fácil identificar qual a ROM correta para rodar no seu emulador/emulador portátil. Isso explica também aqueles ROMSets que vem com 10 mil jogos pra consoles que muitas vezes não tiveram mais de 500 lançados em sua vida útil: o número do pacote é grande pois ele contém várias versões de um mesmo jogo.

Comentários