A Silent Wood: aquele jogo que remete à época dos MUDs

Se você é alguém habituado ao RPG de Mesa, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ou jogado algum MUD (sigla em inglês para Multi-user dungeon). Caso não, eu explico o que é: se trata uma modalidade de jogos em texto puro, que surgiram na década de 1970 e começaram a se popularizar nos idos de 1980.

Sim, os MUDs eram jogos de texto puro, sem gráficos. Ou seja, naquela época os jogadores abriam o site de algum jogo do gênero e recebia uma tela preta contendo as descrições de tudo: cenários, ações, personagens, outros jogadores e afins.

Quando você abria um MUD, essa era a tela que te recebia.
A aventura era introduzida através do texto, e você interagia usando o teclado, para responder às perguntas e executar ações. A maioria das aventuras eram inspiradas em Dungeons & Dragons e outros universos fantásticos. Alguns anos atrás eu reunia amigos para jogar algum MUD e passávamos horas explorando essas terras de texto.
Este é um exemplo de tela de MUD. No caso eu estava jogando o MUD Valinor

O que os fãs da categoria mais gostam é de como o fato do jogo ser apenas em texto te estimula a usar a imaginação para criar um mundo bacana, e isso que torna esses jogos cada vez mais atrativos. Porém, com a chegada da era dos smartphones e tablets muitos acreditaram que os MUDs estavam fadados ao fim, o que não é necessariamente verdade.

Há algumas pessoas, no entanto, que ainda mantém a chama dos RPGs de texto acesa. É o caso do pessoal da Ariyalion Games. Em 2014 eles lançaram um jogo bem bacana que segue esse estilo e o nome do game é A Silent Wood (ou, na tradução, Uma Floresta Silenciosa) para Android e iOS. Ele adapta incrivelmente bem a experiência de um RPG de texto para os dispositivos móveis. Você começa sozinho em um quarto e parte em busca de madeira, chegando ao ponto de construir uma vila. Várias situações acontecem, tornando a aventura bem interessante no decorrer do jogo.
Esta é a tela do simpático A Silent Wood

O adicional bacana é que a interação fica por conta de botões (e não do teclado virtual), para facilitar as coisas, e há um som ambiente rolando, que vai mudando conforme a situação (aliás, recomendo jogar com fones de ouvido, para ter a experiência completa. Se você busca uma aventura simples e que abuse da imaginação, A Silent Wood provavelmente é a escolha certa. Há versões gratuitas e pagas do jogo disponíveis (no Android a paga custa 2,50, mas praticamente a diferença entre uma e outra é o suporte a idiomas, como Francês, Alemão, Espanhol, Português, Japonês e Coreano. Porém a versão gratuita já vem com a tradução para Português).

Se você se interessou pelo jogo, pode baixar clicando nos links a seguir: Android (Gratuito), Android (Pago) e iOS (Pago).

Comentários